DOS FINS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Dalva Marim Beltrame Temperado no Tempo Beltramilopes Academia de Atividades Físicas Ltda
Palavras-chave: Escola, Educação Física escolar, Temas sobre Educação Física

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os fins da Educação Física escolar no Brasil. Resgatou-se, ainda que de modo não exaustivo, as proposições de autores que, ao longo deste século, trataram do assunto. Observou-se que a Educação Física escolar foi pensada ora como estratégia, ora como tema, conforme a percepção que cada autor tinha de sua própria época ou de seu compromisso ideológico. Ela sempre fez parte da educação escolar, embora, ao logo do tempo, os conteúdos tenham sido modificados, ampliados ou excluídos. Finalmente, conclui-se que, apesar de intenso debate contido nas obras estudadas, ainda está em aberto os fins da Educação Física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalva Marim Beltrame, Temperado no Tempo Beltramilopes Academia de Atividades Físicas Ltda
GRADUADA EM EDUCACAO FISICA, CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO EM 1998. ATUALMENTE É COORDENADORA E RESPONSÁVEL PELO NUCLEO TÉCNICO DA BELTRAMILOPES ACADEMIA DE ATIVIDADES FÍSICAS LTDA, E DESENVOLVE ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES FISICAS E EDUCAÇÃO CORPORAL PARA POPULAÇÃO ADULTA E IDOSA SOB O ENFOQUE DO ENVELHECIMENTO DA PESSOA HUMANA. FOI CRIADORA E DIRETORA DE CENTROS DESPORTIVOS EM MARINGA/PR; COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA DO MUNICIPIO DE MARINGA/PR; PROFESSORA CONCURSADA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANA; MEMBRO DO EGREGIO CONSELHO UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA/PR; MINISTROU DISICIPLINAS EM CURSOS DE GRADUACAO, ESPECIALIZACAO E MESTRADO; PARTICIPOU DE BANCAS DE CONCURSO PARA INGRESSO DE DOCENTES;BANCAS DE MESTRADO E TITULAR E REALIZOU ATIVIDADES DE EXTENSAO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA/PR. PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA NOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ BAOBA E MAKARIOS. PUBLICOU 7 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 53 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS, 1 LIVRO PUBLICADO POSSUI 55 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 40 EVENTOS NO BRASIL NACIONAIS E INTERNACIONAIS E 3 NO EXTERIOR. ORIENTOU 17 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE EDUCACAO FISICA, SOCIOLOGIA E ADMINISTRACAO. RECEBEU 5 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ENTRE 2000 E 2003 COORDENOU 1 PROJETO DE PESQUISA E PARTICIPOU DE 2. ATUA NA AREA DE EDUCACAO FISICA COM SEGMENTO ADULTO E IDOSO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 36 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EDUCACAO FISICA, CIDADANIA, VELHICE, EDUCACAO FISICA DE ADULTOS E VELHOS, IDOSOS, QUALIDADE DE VIDA, APOSENTADORIA, IDOSO, TEMPO LIVRE E TEMPO LIVRE E EDUCACAO FISICA Currículo Lattes
Publicado
2008-06-05
Como Citar
1.
Beltrame DM. DOS FINS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. JPhysEduc [Internet]. 5º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];12(2):27-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3743
Seção
Artigos Originais