"EU APRENDI A NADAR"... PERCEPÇÃO DE IDOSOS ACERCA DA CONQUISTA DA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO - EM BUSCA DE UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
percepção, idosos, aprendizagem
Resumo
Através do presente estudo, objetivamos ouvir alunos idosos sobre sua percepção acerca da conquista da aprendizagem da natação e do sentido/significado da prática em suas vidas, tecendo, com a análise das categorias das respostas, reflexões pedagógicas que efetivem os idosos dentro do contexto educacional, especificamente no contexto de aprendizagem e prática de atividades aquáticas. Nossas ações se justificam baseadas na experimentação docente junto aos idosos que participam do Projeto de Extensão "Idoso, Natação e Saúde", implementado no ano de 1986 junto ao Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade, do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, coordenado pelo Dr. José Francisco Silva Dias. Através das falas, identificamos conceito, percepção de sucesso, atribuição à conquista da aprendizagem e sentido da atividade na vida destes idosos com os quais convivemos cotidianamente através da oportunidade de participação que a universidade promove com e para esta população.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-06-05
Como Citar
1.
Marques CL da S, Dias JFS. "EU APRENDI A NADAR". PERCEPÇÃO DE IDOSOS ACERCA DA CONQUISTA DA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO - EM BUSCA DE UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA. JPhysEduc [Internet]. 5º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];12(1):47-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3775
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.