A EVOLUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO JUDÔ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

  • Orozimbo Cordeiro Júnior UFG
  • Marcelo Guina Ferreira UFG
  • Anegleyce Teodoro Rodrigues UFG
Palavras-chave: judô, metodologia de ensino, educação física

Resumo

Neste ensaio, procuramos apresentar a evolução histórico-sócial do judô produzida no âmbito do projeto de pesquisa "Metodologia do Ensino do Judô sob a Ótica Crítico-Superadora". Esta pesquisa teve por objetivo elaborar uma proposta de sistematização do judô como elemento da cultura corporal e conhecimento escolar de educação física. Para tanto, propusemos, de forma inicial e introdutória, algumas referências de objetivos, conteúdos, ensino e avaliação. Neste ensaio, apresentamos parte desta proposta de metodologia do ensino como material didático auxiliar para os/as professores/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Guina Ferreira, UFG
Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) . Atualmente é da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor efetivo da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação Física Currículo Lattes
Publicado
2008-06-06
Como Citar
1.
Cordeiro Júnior O, Ferreira MG, Rodrigues AT. A EVOLUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO JUDÔ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. JPhysEduc [Internet]. 6º de junho de 2008 [citado 10º de setembro de 2025];10(1):13-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3809
Seção
Artigos Originais