Physical fitness and public health of secondary school students: A study based on sports modalities and sociocultural variables

  • Henrique Luiz Monteiro UNESP
  • Carlos Roberto Padovani UNESP
  • Aguinaldo Gonçalves UNICAMP

Abstract

The term physical fitness is strongly related to health in the pertinent technical literature. After an introductory review of some of its basic concepts and characteristics, the aim of this paper was to establish the typology of the major research trends in the area, and especially: verify the possible effects of variables related to health on physical fitness standards in secondary school students and how these standards are correlated to different sports modalities and sociocultural aspects. Intervention methodology was applied to 87 14-to-18-year-old male students, distributed into five different sports groups. Weight and height were controlled before and after the application of five tests to evaluate power, localized muscular endurance, speed, agility and aerobic capability. These groups were reorganized according to morning or evening classes and course modalities they attend. The results indicate that participation was a strong positive factor for groups regarding sport modalities and daily class hours, except broad jump test. Sociocultural factors influenced variably speed, agility and aerobic capability tests. Craftsmanship students showed a lower performance in speed and agility testes than computer science students. Evening class students showed no significant progress along the experiment.

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Author Biography

Aguinaldo Gonçalves, UNICAMP
Bolsista, além de sucessivas vezes da Organização Mundial da Saúde, das Instituições culturais italiana, francesa e americana, estagiou durante quinze anos, com subsídios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (em todas as categorias aí existentes, i.e., Iniciação Científica, Aperfeiçoamento, Pós-graduação, Produtividade em Pesquisa e Pós-Doutoral) em Serviços da Faculdade de Medicina da USP, UNESP e UNICAMP e do Instituto de Biociências da USP, além de mais de uma dezena de estágios em instituições universitárias estatais afins. No plano internacional, entre os treinamentos, contam-se o realizado no Center for Disease Control, Estados Unidos, o no Hôpital Claude Bernard, Paris-França, o no Centro de Pesquisas e Investigações para a América Latina em Doenças Transmissíveis, Caracas, Venezuela e o no Hansen s Disease National Center, Lousiana, Estados Unidos. Além de exercer correspondente prática clínica, desenvolveu missões oficiais e não governamentais de curta duração, em vários países, destacadamente Índia, Estados Unidos, França, Venezuela e Costa Rica. Assessor "STC" da Organização Panamericana da Saúde por repetidas vezes, atuou como consultor da CAPES/MEC, da SEED/MEC e da SDC/CNPq, bem como especialista da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação. Foi diretor de divisão técnica nacional do Ministério da Saúde por vários anos e dirigente da área de Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, onde coordenou, entre outros, os programas de Saúde Coletiva, Doenças Endêmicas e Educação Física. Em instituições desta natureza, bem como nas respectivas sociedades científicas, ocupou cargos de direção, por repetidas vezes. Professor Titular habilitado da Escola Nacional de Saúde Pública, desenvolveu exercício regular da docência na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, além de outras tantas instituições de ensino superior, em cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Biologia e Educação Física, tanto a nível de graduação, quanto de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Participou do desenvolvimento de 49 produtos tecnológicos e dezenas de projetos de pesquisa apoiados por financiamentos nacionais e internacionais. Orientou dezenas de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de graduação e especialização. Recebeu diferentes prêmios e/ou homenagens de natureza acadêmica . Em suas atividades profissionais interagiu com várias centenas de colaboradores em co-autorias de mais de duas centenas de trabalhos científicos. Registra-se, destacadamente, a particular atuação ocorrida pela participação e coordenação de projetos de ensino, pesquisa e extensão em serviços de natureza interdisciplinar e multi-institucional, com recursos de instituições nacionais (CNPq e FAPESP) e internacionais. Editor de revistas científicas, tem sido consultor editorial de numerosas delas bem como de diversos órgãos de fomento à pesquisa. Em sua instituição atual, exerceu , entre outras, funções de Coordenador de Extensão, Chefe de Departamento e membro de colegiados diretivos, bem como responsável por cursos de formação de especialistas, coordenação de linhas de pesquisa de pós-graduação e numerosas disciplinas. Distinguido, por sua produtividade trienal, com o Prêmio de Mérito Acadêmico Dr. Zeferino Vaz , atua em áreas de Saúde Coletiva e Ciências do Esporte integradamente. Professor Titular e Decano de Unidade da Unicamp, é atualmente coordenador de Grupo de Pesquisa certificado no Diretório Lattes do CNPq e de área de concentração, compondo Comissão de Pós-Graduação e a Comissão Central de Pesquisa da Universidade. Docente NERD-6 de curso de Pós-graduação, mestrado e doutorado, é membro de duas linhas de pesquisa do Programa, orientando doutorandos e mestrandos Currículo Lattes
Published
2008-06-07
How to Cite
1.
Monteiro HL, Padovani CR, Gonçalves A. Physical fitness and public health of secondary school students: A study based on sports modalities and sociocultural variables. JPhysEduc [Internet]. 2008Jun.7 [cited 2025Sep.10];10(1):53-4. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3814
Section
Original Articles