APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO:ESTUDO A PARTIR DE MODALIDADES ESPORTIVAS E DE VARIÁVEIS SOCIOCULTURAIS

  • Henrique Luiz Monteiro UNESP
  • Carlos Roberto Padovani UNESP
  • Aguinaldo Gonçalves UNICAMP
Palavras-chave: aptidão física, saúde coletiva, estudantes de ensino médio

Resumo

Observa-se, na literatura técnica pertinente, que o termo aptidão física relaciona-se fortemente com o de saúde. Nesse sentido, empreende-se, introdutoriamente, revisão de alguns de seus conceitos e características básicas e procura-se construir tipologia das principais vertentes de pesquisa na área. Desta forma, buscou-se: a) explorar os possíveis efeitos de variáveis relacionadas à saúde sobre padrões de aptidão física de escolares do ensino médio; b) saber como estes se apresentam em relação a diferentes modalidades esportivas e aspectos socioculturais. Recorreu-se, para tanto, à metodologia de intervenção, aplicada a 87 alunos do sexo masculino na faixa etária entre 14 e 18 anos, distribuídos em cinco diferentes esportes. Foram controlados nos momentos pré e pós-teste, peso, estatura e aplicados cinco testes para avaliar força, resistência muscular localizada, velocidade, agilidade e resistência aeróbia. Em seguida, o mesmo grupo foi reestratificado segundo período de freqüência às aulas e tipo de formação. Nos resultados, notou-se que o efeito de exposição atua de forma significativa em quase todos os grupos, com exceção do teste de salto em extensão, em relação às modalidades esportivas e período de freqüência às aulas. Quanto aos fatores relacionados ao contexto sociocultural, observou-se variabilidade nos testes destinados a avaliar agilidade, velocidade e resistência aeróbia. Em tipo de formação, aqueles que optaram por atividades artesanais se mostraram menos ágeis e velozes quando comparados aos de informática; e alunos do período noturno não evoluíram significativamente em relação aos momentos inicial e final.

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Biografia do Autor

Aguinaldo Gonçalves, UNICAMP
Bolsista, além de sucessivas vezes da Organização Mundial da Saúde, das Instituições culturais italiana, francesa e americana, estagiou durante quinze anos, com subsídios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (em todas as categorias aí existentes, i.e., Iniciação Científica, Aperfeiçoamento, Pós-graduação, Produtividade em Pesquisa e Pós-Doutoral) em Serviços da Faculdade de Medicina da USP, UNESP e UNICAMP e do Instituto de Biociências da USP, além de mais de uma dezena de estágios em instituições universitárias estatais afins. No plano internacional, entre os treinamentos, contam-se o realizado no Center for Disease Control, Estados Unidos, o no Hôpital Claude Bernard, Paris-França, o no Centro de Pesquisas e Investigações para a América Latina em Doenças Transmissíveis, Caracas, Venezuela e o no Hansen s Disease National Center, Lousiana, Estados Unidos. Além de exercer correspondente prática clínica, desenvolveu missões oficiais e não governamentais de curta duração, em vários países, destacadamente Índia, Estados Unidos, França, Venezuela e Costa Rica. Assessor "STC" da Organização Panamericana da Saúde por repetidas vezes, atuou como consultor da CAPES/MEC, da SEED/MEC e da SDC/CNPq, bem como especialista da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação. Foi diretor de divisão técnica nacional do Ministério da Saúde por vários anos e dirigente da área de Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, onde coordenou, entre outros, os programas de Saúde Coletiva, Doenças Endêmicas e Educação Física. Em instituições desta natureza, bem como nas respectivas sociedades científicas, ocupou cargos de direção, por repetidas vezes. Professor Titular habilitado da Escola Nacional de Saúde Pública, desenvolveu exercício regular da docência na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, além de outras tantas instituições de ensino superior, em cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Biologia e Educação Física, tanto a nível de graduação, quanto de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Participou do desenvolvimento de 49 produtos tecnológicos e dezenas de projetos de pesquisa apoiados por financiamentos nacionais e internacionais. Orientou dezenas de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de graduação e especialização. Recebeu diferentes prêmios e/ou homenagens de natureza acadêmica . Em suas atividades profissionais interagiu com várias centenas de colaboradores em co-autorias de mais de duas centenas de trabalhos científicos. Registra-se, destacadamente, a particular atuação ocorrida pela participação e coordenação de projetos de ensino, pesquisa e extensão em serviços de natureza interdisciplinar e multi-institucional, com recursos de instituições nacionais (CNPq e FAPESP) e internacionais. Editor de revistas científicas, tem sido consultor editorial de numerosas delas bem como de diversos órgãos de fomento à pesquisa. Em sua instituição atual, exerceu , entre outras, funções de Coordenador de Extensão, Chefe de Departamento e membro de colegiados diretivos, bem como responsável por cursos de formação de especialistas, coordenação de linhas de pesquisa de pós-graduação e numerosas disciplinas. Distinguido, por sua produtividade trienal, com o Prêmio de Mérito Acadêmico Dr. Zeferino Vaz , atua em áreas de Saúde Coletiva e Ciências do Esporte integradamente. Professor Titular e Decano de Unidade da Unicamp, é atualmente coordenador de Grupo de Pesquisa certificado no Diretório Lattes do CNPq e de área de concentração, compondo Comissão de Pós-Graduação e a Comissão Central de Pesquisa da Universidade. Docente NERD-6 de curso de Pós-graduação, mestrado e doutorado, é membro de duas linhas de pesquisa do Programa, orientando doutorandos e mestrandos Currículo Lattes
Publicado
2008-06-07
Como Citar
1.
Monteiro HL, Padovani CR, Gonçalves A. APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO:ESTUDO A PARTIR DE MODALIDADES ESPORTIVAS E DE VARIÁVEIS SOCIOCULTURAIS. JPhysEduc [Internet]. 7º de junho de 2008 [citado 3º de novembro de 2025];10(1):53-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3814
Seção
Artigos Originais