ESTUDO DA LATERALIDADE EM PRÉ-ESCOLARES DE 4 A 6 ANOS DA ESCOLA BENEDITO DE SOUZA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARINGÁ – PR
Palavras-chave:
lateralidade, pré-escolar
Resumo
O principal propósito deste estudo foi investigar o desenvolvimento da lateralidade em crianças pré-escolares de 4 a 6 anos da Rede Municipal de Ensino de Maringá. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa desenvolvimentista transversal “cross-sectional”. A população-alvo constitui-se de 56 pré-escolares, de ambos os sexos, da Rede Municipal de Ensino de Maringá, Paraná. Como instrumento de medida, optou-se pela utilização de um teste de lateralidade baseado em Vayer (1982), Fonseca (1988) e Condemarin et al. (1989) e um teste de velocidade proposto por Stambak apud Vayer (1982). Com base nos resultados, pudemos chegar às seguintes conclusões: em relação à definição da lateralidade, verificou-se que a maturação parece ser um fator determinante da mesma, pois que a definição desta é maior nas crianças de 5 a 6 anos quando comparadas às crianças de 4 anos. Constatou-se um nítido predomínio da destralidade, mais evidente na idade de 5 anos. A diferença entre os sexos, no teste de lateralidade, não ficou evidente nas crianças de 5 a 6 anos; no entanto, nas crianças de 4 anos, foi constatada uma diferença, sendo que o sexo feminino apresentou maior definição. Verificou-se que a instabilidade, a impulsividade e a má coordenação motriz são mais evidenciadas na idade de 4 anos. Verificou-se, ainda, que a vivência de atividades prático-ativas são de grande importância no processo de definição da lateralidade dos pré-escolares.Downloads
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Publicado
2008-06-19
Como Citar
1.
Vieira LF, Cavalli MG. ESTUDO DA LATERALIDADE EM PRÉ-ESCOLARES DE 4 A 6 ANOS DA ESCOLA BENEDITO DE SOUZA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARINGÁ – PR. JPhysEduc [Internet]. 19º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];8(1):85-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3933
Edição
Seção
Artigos Originais
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