"EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: É NORMAL?"

  • Rute Estanislava Tolocka UNIMEP
  • Ademir de Marco UNICAMP
Palavras-chave: Atividade motora, educação física, dispensa médica, escola

Resumo

Considerando o movimento humano como um caminho de emancipação humana, o qual é carregado de significado e internacionalidade e pode ser usado criativamente na comunidade, propomos uma reflexão sobre a dispensa médica para as aulas de Educação Física. Notamos que a Educação Física vive uma contradição na escola, os professores não podem trabalhar com os alunos se eles tiveram alguma "anormalidade", fora dela, eles atuam com pessoas portadoras de diferentes deficiências tornando possível que estas pessoas participem em esportes e outros tipos de atividades motoras, mostrando o quanto isto é importante para elas. Dentre as razões pelas quais estes alunos não podem participar da Educação Física Escolar, encontram-se as seguintes: os objetivos e conteúdos da Educação Física Escolar, preparação profissional, condições onde as aulas são ministradas e o contexto cultural. Sugerimos ser possível descobrir caminhos que possibilitem a estas pessoas desenvolverem seus movimentos na escola.

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Biografia do Autor

Rute Estanislava Tolocka, UNIMEP
Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professora no curso nos cursos de mestrado e graduação em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação e na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento humano, Educaçao Física, deficência e avaliação Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Tolocka RE, Marco A de. "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: É NORMAL?". JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 27º de dezembro de 2025];6(1):71-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3969
Seção
Artigos Originais