AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MORAL DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO A DILEMAS MORAIS DA VIDA DIÁRIA E DA PRÁTICA ESPORTIVA

  • José Luiz Lopes Vieira UEM - Maringá
Palavras-chave: moral, raciocínio, desenvolvimento, esporte

Resumo

O principal propósito deste estudo foi identificar e comparar o nível de raciocínio moral de adolescentes participantes de esporte escolar. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva. A população alvo constituiu-se de 31 (trinta e um) atletas da cidade de Maringá, do sexo masculino, da faixa etária de quinze e dezessete anos, que participaram dos Jogos da Juventude do Paraná e, 43 (quarenta e três) alunos não-atletas, da rede pública e particular do núcleo de educação de Maringá, totalizando 74 (setenta e quatro) sujeitos. Como instrumento de medida utilizou-se um questionário, com dados de identificação e dois dilemas morais: o primeiro, de vida esportiva proposto por ROMANCE (1984) e, o segundo de vida diária citado por KOHLBERG (1958). Serviu como parâmetro de avaliação a teoria dos estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg. Com base nos resultados, pudemos chegar às seguintes conclusões: os atletas apresentaram um raciocínio moral similar tanto no dilema de vida esportiva quanto no dilema de vida diária. Os não-atletas apresentaram um raciocínio moral diferente entre os dilemas da vida esportiva e da vida diária. Os atletas e os não-atletas demonstraram um raciocínio similar para o dilema da vida esportiva. Os atletas e os não-atletas demonstraram um raciocínio diferente com relação ao dilema da vida diária. O envolvimento esportivo e os objetivos formulados por professores de Educação Física, bem como, técnicos desportivos, parecem ser fatores que afetam o desenvolvimento moral dos educandos. Sugerem-se estudos similares com modificações quanto à idade e sexo, e sobre a aplicação de programas que objetivem o desenvolvimento moral, através da Educação Física e dos esportes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Luiz Lopes Vieira, UEM - Maringá
Atualmente é professor adjunto d da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Desempenho e Aquisição de habilidades motoras, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento motor, educação física infantil, psicologia do esporte e exercício físico. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Vieira JLL. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MORAL DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO A DILEMAS MORAIS DA VIDA DIÁRIA E DA PRÁTICA ESPORTIVA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];4(1):34-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4020
Seção
Artigos Originais