ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE ED. FÍSICA NO BRASIL – CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE

  • Celi Nelza Zulke Taffarel UFBA
Palavras-chave: Currículo, educação física no currículo escolar, currículo de formação de profissionais de educação física, movimento dos estudantes de educação física

Resumo

O presente texto refere-se a uma exposição realizada durante o XII Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física, ocorrido na USP, SP, no período de 27 de julho a 4 de agosto de 1991. O tema central do evento foi "EDUCAÇÃO FÍSICA: Aberta para balanço". Como tema específico tratamos a respeito da "Análise dos currículos de Educação Física no Brasil", levando em conta os seguintes aspectos que consideramos como contribuições ao debate: 1. O que significa realizar uma análise de currículo?; 2. Que possibilidades a filosofia e a ciência nos oferecem para dar conta disto?; 3. A que nível anda hoje, no Brasil, a discussão sobre o currículo para o 1º, 2º e3º graus? 4. Quais as possibilidades e alcances da interferência do Movimento Estudantil nas questões curriculares?

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Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, UFBA
Possui graduação em Educacao Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976) , especialização em Ciencias do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) , mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) , doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e pos-doutorado pela Universitat Oldenburg (1999) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas: formacao educador, trabalho pedagógico, trato com o conhecimento, curso educacao física Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Taffarel CNZ. ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE ED. FÍSICA NO BRASIL – CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 25º de dezembro de 2025];3(1):48-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4035
Seção
Artigos Originais