ANÁLISE CRÍTICA DO MUNDO DO MOVIMENTO DA CRIANÇA NA IDADE ESCOLAR
Palavras-chave:
Não Possui
Resumo
Este trabalho caracterizou-se como um estudo de caso, que teve como objetivo analisar aspectos do mundo do movimento da criança. Para que este objetivo fosse alcançado formularam-se as seguintes questões: a) Como as crianças exigem o seu corpo? O que elas acham que o corpo é capaz de realizar em relação ao movimento? b) Onde e em que condições espaciais as crianças se movimentam? Seu espaço de movimentação é suficientemente próximo, estimulante e de livre acesso?; c) Com que as crianças brincam e se movimentam? d) Que normas e instâncias sociais influenciam a vida do movimento das crianças? Como as crianças brincam em grupo?; e) Quanto tempo as crianças têm para brincar e movimentar-se? Este tempo é realmente livre? O estudo foi desenvolvido em duas escolas de realidade social diferentes. Uma escola pública de periferia, de nível social baixo, e outra escola particular de nível social alto, ambas do município de Santa Maria — RS. De cada escola foi selecionada uma criança que estivesse cursando a quarta série do primeiro grau. Para cada criança foi elaborado um diário, através de observações participativas e entrevistas narrativas. Este material foi analisado através das interações sociais com base nas teorias do Interacionalismo Simbólico e da Dramaturgia Social. Conclui-se que o ambiente social e físico determinam diferenças fundamentais nas experiências de movimento das crianças. Coloca-se como sugestão que sejam realizados novos estudos com crianças que vivam em realidades diferentes das que participaram desta investigação.Downloads
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Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Leães Filho WVC. ANÁLISE CRÍTICA DO MUNDO DO MOVIMENTO DA CRIANÇA NA IDADE ESCOLAR. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];2(1):24-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4045
Edição
Seção
Artigos Originais
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