<b>CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i1.4310

  • Gelcemar Oliveira Farias ULBRA
  • Carlos Augusto Fogliarini Lemos URI
  • Jorge Both UFSC
  • Juarez Vieira do Nascimento UFSC
  • Alexandra Folle UFSC
Palavras-chave: Qualidade de vida, Carreira docente, Educação Física

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida no trabalho (QVT) percebida pelos professores de Educação Física da rede pública estadual do RS, considerando os diferentes ciclos de desenvolvimento profissional que caracterizam a carreira docente. Participaram da investigação 380 professores de Educação Física, selecionados de forma estratificada proporcional e aleatória. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio (QVT-PEF). Os resultados evidenciaram elevados níveis de satisfação dos professores em relação à sua QVT, entretanto, a dimensão remuneração e compensação foi a única em que os professores manifestaram-se insatisfeitos em todos os ciclos de desenvolvimento profissional. Conclui-se que com o avanço na carreira, os professores estão mais satisfeitos com a QVT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gelcemar Oliveira Farias, ULBRA
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil, horista da Faculdade São Judas Tadeu e professor da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, prática pedagógica, atividade física, recreação e lazer e professor Currículo Lattes
Publicado
2008-07-09
Como Citar
1.
Farias GO, Lemos CAF, Both J, Nascimento JV do, Folle A. <b>CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i1.4310. JPhysEduc [Internet]. 9º de julho de 2008 [citado 12º de outubro de 2025];19(1):11-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4310
Seção
Artigos Originais