A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais

  • Ellen Aniszewski Secretaria Municipal de Educação - RJ Secretaria Estadual de Educação - RJ
  • José Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Aldair José de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Departamento de Educação Física e Desportos
  • Aline Alvernaz Prefeitura Municipal de Mesquita
  • José Antônio Vianna Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Motivação. Desinteresse. Educação física escolar. Autodeterminação. Necessidades psicológicas básicas.

Resumo

O desinteresse nas aulas de educação física tem sido percebido nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos sobre motivação na disciplina na última década reportam estreita relação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a participação nas aulas. A pesquisa investigou os aspectos motivacionais que conduzem ao afastamento dos alunos nas aulas de educação física, no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa adotou o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e a qualitativa de natureza interpretativa. A amostra na fase extensiva foi composta de 85 alunos de nono ano da rede Municipal do Rio de Janeiro, dentre os quais foram selecionados seis alunos para a fase intensiva. Para a recolha de dados na fase quantitativa, recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas, adaptado para a língua portuguesa; e na qualitativa uma entrevista, realizada sob a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados indicam que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão no desenvolvimento da disciplina (autonomia) estão entre os principais motivos que levam os alunos ao desinteresse pelas aulas de educação física no final do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ellen Aniszewski, Secretaria Municipal de Educação - RJ Secretaria Estadual de Educação - RJ
Professora da educação básica das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro. Professora pesquisadora, membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte.
José Henrique, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Departamento de Educação Física e Desportos

Aldair José de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Departamento de Educação Física e Desportos

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Departamento de Educação Física e Desportos

Aline Alvernaz, Prefeitura Municipal de Mesquita
Prefeitura Municipal de Mesquita
José Antônio Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Instituto de Educação Física e Desportos

Publicado
2019-06-12
Como Citar
1.
Aniszewski E, Henrique J, Oliveira AJ de, Alvernaz A, Vianna JA. A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais. JPhysEduc [Internet]. 12º de junho de 2019 [citado 27º de outubro de 2025];30(1):e-3052. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939
Seção
Comportamento Motor e Biomecânica