Os exergames como recurso didático no ensino do atletismo na educação física escolar

  • Karen Regina Salgado Universidade Estadual de Campinas-SP
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas-SP
Palavras-chave: exergames, atletismo, educação física escolar, aprendizado

Resumo

Os exergames são jogos que permitem novas formas de vivenciar uma modalidade esportiva. Fazem parte da cultura digital e podem ser incorporados às aulas como recurso didático ao ensino dos conteúdos da educação física escolar. Diante disso, foi realizado um estudo de intervenção composto por treze aulas direcionadas ao ensino do atletismo a educandos do quarto e quinto ano do ensino fundamental, com o objetivo de intercalar o desenvolvimento de atividades reais e virtuais, com o uso do console Xbox 360 com Kinect nas aulas, a fim de analisar e discutir as potencialidades destes games como recurso didático no aprendizado do atletismo, quanto ao ensino das regras, das questões técnicas e táticas, além das características de algumas modalidades, valorizando o conteúdo nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Verificamos em nosso estudo que os exergames podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, desde que haja uma mediação pedagógica, estabelecendo-se como uma interessante ferramenta a ser empregada na educação física escolar.

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Publicado
2020-06-11
Como Citar
1.
Salgado KR, Scaglia AJ. Os exergames como recurso didático no ensino do atletismo na educação física escolar. JPhysEduc [Internet]. 11º de junho de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3146. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46649
Seção
Artigos Originais