Relação da força de preensão manual, a competência motora e a qualidade da escrita de crianças em processo de aprendizagem e escrita

  • Mariana Ardengue Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Ferreira Universidade do Estado do Paraná
  • Pollyana Mayara Nunhes Universidade Estadual de Maringá
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Ademar Avelar Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Destreza motora. Escrita manual.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a influência da força de preensão manual (FPM) na competência motora (CM) e qualidade da escrita (QE) de crianças em processo de aprendizagem da escrita. Participaram do estudo 61 escolares de 05 a 07 anos matriculadas no primeiro ano escolar. Para mensurar FPM utilizou-se um dinamômetro de mão e para avaliar a CM utilizou-se o teste de Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency, Second Edition BOT-2 nas dimensões Precisão Motora Fina (PMF), Integração Motora Fina (IMF), Destreza manual (DM) e Coordenação Bilateral (CB). A avaliação da QE foi feita pelos professores. Para a análise estatística utilizou-se ANOVA one-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM. ANOVA two-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM e sexo. De forma geral, a FPM mostrou-se maior (p<0,05) em ambas as mãos dos meninos (direita =8,1±1,0kg; esquerda=7,8±1,3kg) comparados com as meninas (direita =6,8±0,9kg; esquerda =6,6±1,3kg). Quando separados em tercis dos níveis de FPM, independente do sexo, a CM foi maior nas crianças de mais alta força. Quando foram divididas pela mediana da força e com base no sexo, os meninos de alta força (acima da mediana) foram superiores aos meninos de baixa força (p<0,01) e que as meninas, independe do nível de força (p<0,05). Nenhum efeito foi encontrado na QE. Os resultados sugerem que em crianças em aprendizagem da escrita, a FPM parece impactar a CM, favorecendo os meninos com alta força, porém a QE parece não ser influenciada pela força, independente do sexo.

 

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Publicado
2019-10-04
Como Citar
1.
Ardengue M, Ferreira L, Nunhes PM, Vieira JLL, Avelar A. Relação da força de preensão manual, a competência motora e a qualidade da escrita de crianças em processo de aprendizagem e escrita. JPhysEduc [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3070. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028
Seção
Comportamento Motor e Biomecânica