TGFU e coordenação motora: os efeitos de um programa de ensino no desempenho tático-técnico no handebol

  • Tatiane Mazzardo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Gabriella Nelli Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • Willian José Bordin da Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • Nayanne Dias Araújo Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • Schelyne Ribas da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil
  • Layla Maria Campos Aburachid Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
Palavras-chave: ensino, educação física, esporte

Resumo

Objetivou-se categorizar as sessões de aula via TGfU e TGfU+CM para determinar a consistência da aplicação dos conteúdos dos modelos de ensino e analisar o impacto do desempenho tático-técnico de escolares iniciantes da modalidade de handebol, após o programa de ensino. A amostra compôs-se de 43 sujeitos (14,3±0,46), divididos em dois grupos (G1 - TGfU e G2 - TGfU+CM), sendo que ambos receberam unidades didáticas de 20 sessões de aula com a mesma duração. A categorização das aulas trouxe fidedignidade a aplicação dos programas de ensino empregados e, após a intervenção pelo TGfU, apenas o sexo masculino apresentou melhoras em ambos os grupos na performance de jogo, apresentando TE grande para o G2 (0,610) e TE médio para o G1 (0,487). Quanto à análise entre grupos não se encontrou diferença significativamente estatística após a intervenção para nenhuma das variáveis do estudo. Conclui-se, por meio do teste de aderência, que os programas de ensino aplicados aos dois grupos experimentais foram semelhantes, modificando apenas a inserção do conteúdo de coordenação motora para o G2, sendo ambos capazes de proporcionar melhoras significativas para o sexo masculino, considerando o efeito tempo para o desempenho tático-técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2020-08-11
Como Citar
1.
Mazzardo T, Monteiro GN, Silva WJB da, Araújo ND, Silva SR da, Aburachid LMC. TGFU e coordenação motora: os efeitos de um programa de ensino no desempenho tático-técnico no handebol. JPhysEduc [Internet]. 11º de agosto de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3169. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47376
Seção
Artigos Originais