Aprendizagem profissional de professores universitários em educação física: um olhar no desenvolvimento profissional ao longo da vida

Palavras-chave: universidade, aprendizagem ao longo da vida, professor

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar teoricamente a aprendizagem ao longo da vida de professores universitários em Educação Física. Durante os processos biográficos da vida, o professor passa por experiências episódicas que se desdobram em habilidades, conhecimentos, entre outros elementos. Este processo ocorre pelo significado que é atribuído a tais experiências, significado este construído por níveis de reflexão crítica que qualificam a atuação profissional. Neste cenário, importa destacar e considerar que este processo é social e o professor universitário é um indivíduo socialmente interligado a uma cultura social, o que por sua vez revela o processo idiossincrático da aprendizagem deste sujeito. Assim, na sua biografia, as experiências de vida do professor universitário conduzem o seu desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2020-11-11
Como Citar
1.
Milan FJ, Farias GO. Aprendizagem profissional de professores universitários em educação física: um olhar no desenvolvimento profissional ao longo da vida. JPhysEduc [Internet]. 11º de novembro de 2020 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3206. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47516
Seção
Artigos Originais