A satisfação no trabalho docente em educação física: um diagnóstico do perfil de professores universitários

  • Caroline Broch Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA), Maringá-PR, Brasil
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil
  • Fabiane Castilho Teixeira Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá-PR, Brasil
  • Juliana Pizani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil
Palavras-chave: satisfação no trabalho, educação física, ensino superior

Resumo

A pesquisa descritiva teve por objetivo verificar os diferentes perfis de docentes universitários de Educação Física, considerando à satisfação no trabalho e sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Foram investigados 99 docentes de Educação Física, com vínculo em instituições públicas e privadas do Paraná. Na coleta de dados, questionários foram empregados para identificar o perfil sociodemográfico e Qualidade de Vida no Trabalho. Na análise estatística, foi utilizada a Análise de Cluster, o teste Qui-quadrado e os testes de Kruskal-Wallis com post hoc de Comparação Múltipla de Dunn. Os resultados evidenciaram três grupos de docentes: o Grupo 1 apresentou insatisfação, sobretudo, com a integração social e com o trabalho e espaço total de vida. O Grupo 2 mostrou-se pouco satisfeito com as condições de trabalho e com a integração social. E, o Grupo 3 apresentou maior satisfação profissional, entretanto, possuíam menor tempo de atuação na universidade. Por fim, conclui-se que os aspectos sociodemográficos e profissionais são fatores intervenientes na satisfação com o trabalho docente.

A pesquisa descritiva teve por objetivo verificar os diferentes perfis de docentes universitários de Educação Física, considerando à satisfação no trabalho e sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Foram investigados 99 docentes de Educação Física, com vínculo em instituições públicas e privadas do Paraná. Na coleta de dados, questionários foram empregados para identificar o perfil sociodemográfico e Qualidade de Vida no Trabalho. Na análise estatística, foi utilizada a Análise de Cluster, o teste Qui-quadrado e os testes de Kruskal-Wallis com post hoc de Comparação Múltipla de Dunn. Os resultados evidenciaram três grupos de docentes: o Grupo 1 apresentou insatisfação, sobretudo, com a integração social e com o trabalho e espaço total de vida. O Grupo 2 mostrou-se pouco satisfeito com as condições de trabalho e com a integração social. E, o Grupo 3 apresentou maior satisfação profissional, entretanto, possuíam menor tempo de atuação na universidade. Por fim, conclui-se que os aspectos sociodemográficos e profissionais são fatores intervenientes na satisfação com o trabalho docente.

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Publicado
2020-09-11
Como Citar
1.
Broch C, Both J, Teixeira FC, Pizani J, Barbosa-Rinaldi IP. A satisfação no trabalho docente em educação física: um diagnóstico do perfil de professores universitários. JPhysEduc [Internet]. 11º de setembro de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3179. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48011
Seção
Artigos Originais