Expectativas de gênero e seus atravessamentos nas brincadeiras da educação infantil

  • Jéssica Schmitz Coelho Universidade Feevale (Feevale), Novo Hamburgo-RS, Brasil
  • Priscila Renata Martins Universidade Feevale (Feevale), Novo Hamburgo-RS, Brasil
  • André Luiz dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Denise Bolsan Berlese Universidade Feevale (Feevale), Novo Hamburgo-RS, Brasil
Palavras-chave: identidade de gênero, educação física, educação

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar os atravessamentos de gênero nas práticas pedagógicas e nas brincadeiras de uma turma de “Maternal 3”, evidenciando as expectativas acerca dos comportamentos de meninos e meninas. Como estratégia de coleta de dados, adotaram-se, privilegiadamente as observações com registro em diário de campo; processo que teve a duração de seis meses. Além disso, de forma complementar, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a professora e auxiliar de ensino da turma, bem como com a diretora e coordenadora pedagógica da escola. A análise dos dados se deu por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que gênero produziu práticas pedagógicas normativas que tentaram invisibilizar os sujeitos que se desviavam do centro. Essa invisibilidade pareceu necessária para reforçar as relações de poder que estiveram presentes nas rotinas e atravessaram as práticas pedagógicas, direcionando os alunos aos seus “devidos locais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2020-11-16
Como Citar
1.
Coelho JS, Martins PR, Silva AL dos S, Berlese DB. Expectativas de gênero e seus atravessamentos nas brincadeiras da educação infantil. JPhysEduc [Internet]. 16º de novembro de 2020 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3216. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48183
Seção
Artigos Originais