Associação entre desempenho motor, maturidade cognitiva e aspectos sociodemográficos em crianças pré-escolares

  • Nayara Malheiros Caruzzo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil
  • Isabella Caroline Belem Centro Universitário de Maringa (UniCesumar), Maringá-PR, Brasil
  • Viviane Aparecida Pereira dos Santos Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN), Mandaguari-PR, Brasil
  • Andressa Ribeiro Contreira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil
  • Lenamar Fiorese Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil
  • José Luiz Lopes Vieira
Palavras-chave: desenvolvimento infantil, destreza motora, pré-escolar

Resumo

A identificação da baixa proficiência motora em crianças na idade pré-escolar permite que programas de intervenção sejam propostos, para minimizar os prejuízos nas atividades escolares, relações sociais e aulas de Educação Física. Dessa forma, identificar os fatores subjacentes ao baixo desempenho motor é fundamental, na tentativa de reduzir possíveis desordens motoras. Objetivou-se investigar a associação entre desempenho motor, maturidade cognitiva e aspectos sociodemográficos em crianças pré-escolares paranaenses. Participaram 357 pré-escolares de 3,5 a 5 anos. Foram utilizados: Escala de Maturidade Mental Colúmbia, teste Movement Assessment Battery for Children - 2 e uma ficha de dados sociodemográficos. Análise estatística: teste Kolmogorov-Smirnov, Friedman (Wilcoxon) e Regressão logística binária (p<0,05). Verificou-se alta prevalência de baixa proficiência motora (16,8%), maturidade cognitiva (MC) na média para a idade (67,2%) e nível socioeconômico >R$1.500,00 (45,5%). Observou-se associação significativa entre MC superior e baixa proficiência motora, indicando a MC superior como um fator de proteção (OR 0,513 IC 95% 0,266-1,000). Os fatores sociodemográficos não se mostraram intervenientes no desempenho motor (DM). Concluiu-se que a MC superior em crianças na primeira infância atua como fator de proteção à baixa proficiência motora e que os fatores sociodemográficos da família não se associaram ao DM e a MC dos pré-escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2020-08-29
Como Citar
1.
Caruzzo NM, Belem IC, dos Santos VAP, Contreira AR, Fiorese L, Lopes Vieira JL. Associação entre desempenho motor, maturidade cognitiva e aspectos sociodemográficos em crianças pré-escolares. JPhysEduc [Internet]. 29º de agosto de 2020 [citado 9º de setembro de 2025];31(1):e-3174. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48231
Seção
Artigos Originais