Efeito de uma intervenção na redução da percepção de barreiras para o uso de bicicleta no deslocamento ao trabalho

  • Ana Carolina Belther Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil
  • Cassiano Ricardo Rech Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil
  • Ilca Maria Saldanha Diniz O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis-SC, Brasil
  • Elusa Santina Antunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis-SC, Brasil
Palavras-chave: bicicleta, intervenção, longitudinal, adultos, saúde

Resumo

Esse estudo investigou o efeito de uma intervenção na percepção de barreiras para o uso de bicicleta no deslocamento ao trabalho de industriários. Participaram 876 homens (idade média = 35,4 ± 9,5 anos) de uma empresa metalomecânica. A amostra foi randomizada em grupo controle e intervenção (438 participantes em cada grupo), considerando o uso ou não da bicicleta ao trabalho. A intervenção contou com 23 encontros de 30 minutos cada ao longo de seis meses, baseados no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTMC). A percepção de barreira para uso de bicicleta foi avaliada por meio da "escala de percepção de barreiras para o uso de bicicleta”. Para análise foi aplicada estatística descritiva, qui-quadrado, teste de Wilcoxon, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney adotando p < 0,05. Houve redução estatística na média da percepção de barreiras para uso de bicicleta no grupo intervenção (Z=-2,218; p=0,027). Quando estratificado por faixa etária, observou-se maior eficácia da intervenção na redução da percepção de barreiras em indivíduos na faixa etária de 30-39 anos (Z=-2,637; p=0,008). Para as demais faixas etárias, não houveram diferenças significativas. Conclui-se que intervenções baseadas no MTMC são eficazes na redução da percepção de barreiras para o uso da bicicleta para o deslocamento ao trabalho.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
1.
Belther Santos AC, Rech CR, Diniz IMS, Oliveira ESA de. Efeito de uma intervenção na redução da percepção de barreiras para o uso de bicicleta no deslocamento ao trabalho. JPhysEduc [Internet]. 16º de novembro de 2020 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3217. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48269
Seção
Artigos Originais