Estado de humor, motivação e impulsividade de estudantes participantes dos jogos escolares da juventude

Palavras-chave: esporte, competição, educação física, aspectos psicológicos

Resumo

O objetivo do presente estudo foi descrever o estado de humor, motivação e impulsividade dos estudantes participantes dos Jogos Escolares da Juventude e comparar estas variáveis entre os sexos. A pesquisa teve caráter transversal e a amostra foi composta por 147 escolares de 12 a 17 anos (14,53±1,51 anos; 51,70% participantes do sexo masculino). As seguintes escalas foram utilizadas: 1) Brunel Mood Scale; 2) Motivação para Atividade Física Medida Revisada e 3) Escala de Comportamento Impulsivo. Para a comparação entre os grupos, utilizou-se o teste de U de Mann-Whitney e calculou-se o tamanho do efeito por meio do d de Cohen. Os resultados mostraram que escolares do sexo feminino apresentaram maiores escores de ansiedade, raiva, confusão, depressão, fadiga, falta de perseverança e premeditação. Por outro lado, escolares do sexo masculino apresentaram maiores escores na aparência e saúde, mostrando-se mais motivados por fatores extrínsecos, em relação ao sexo feminino. Portanto, sugere-se que as estratégias de treinamento sejam adaptadas conforme o sexo, tendo em vista as respectivas características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2021-04-30
Como Citar
1.
Costa KMC, Penna E, Inácio HL de D, Lira CAB de, Costa GDC. Estado de humor, motivação e impulsividade de estudantes participantes dos jogos escolares da juventude. JPhysEduc [Internet]. 30º de abril de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3235. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/50837
Seção
Artigos Originais