Acidentes críticos em educação física

Palavras-chave: satisfação do aluno, motivação do aluno, avaliação, momentos importantes

Resumo

Avaliar a satisfação do aluno nas aulas de Educação Física (EF) pode contribuir para ajudar os professores no desenvolvimento de estratégias para melhor planear e motivar os alunos. O objetivo deste estudo é descrever o que os alunos valorizam e porquê numa aula de EF. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva dos incidentes críticos numa aula de EF entrevistando 278 alunos portugueses. Os resultados revelam satisfação nos momentos marcantes no jogar e na competição, obtendo sucesso individual e coletivo num clima de classe satisfatório. Os momentos menos bem-vindos foram uma mistura de jogo, competição e fracasso. O aquecimento e um clima de classe negativo também foi relatado como não muito gratificante. Os momentos divertidos relatados foram a realização pessoal, o prazer e o compartilhamento. A valorização do professor revela interações pedagógicas, conhecimentos específicos e conduta pessoal. Os alunos gostam de aulas de EF. O planeamento do professor de EF deve maximizar as oportunidades de situações agradáveis por parte dos alunos a fim de melhorar a motivação deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rui Resende, Instituto Universitário da Maia (ISMAI), Maia-Porto, Portugal/Centro de Pesquisa em Qualidade de Vida (CIEQV), Lisboa-Portugal

Doutor em EF e Desporto

Publicado
2021-07-06
Como Citar
1.
Resende R, Pimenta N, Sá P. Acidentes críticos em educação física. JPhysEduc [Internet]. 6º de julho de 2021 [citado 3º de outubro de 2025];32(1):e-3260. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/53763
Seção
Artigos Originais