Ensino-aprendizagem incidental e seus efeitos sobre o conhecimento tático processual e a coordenação motora com bola

Palavras-chave: ensino, aprendizagem, desempenho psicomotor

Resumo

O conhecimento tático e a coordenação motora com bola são conteúdos importantes na iniciação aos jogos esportivos coletivos. Assim, objetivou-se avaliar os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos referenciado na aprendizagem implícita, no conhecimento tático processual (CTP) e na coordenação motora com bola de 24 crianças (10 a 12 anos) de escolas da área rural (ER) e urbana (EU). Mensurou-se as variáveis dependentes em 4 momentos diferentes (M1, M2, M3 e M4) e desenvolveu-se o programa entre M1-M2 e M3-M4. Observou-se um aumento do CTP nas ações de ataque e defesa com as mãos para o grupo EU no M3 (17,46) em comparação com M1 (11,25). Em relação à coordenação motora, os alunos apresentaram maiores escores para a tarefa um em M4 (Mãos: EU: 3,93 e ER: 3,90. Pés: EU: 4,00 e ER: 4,00) em relação ao M1 (Mãos: EU: 1,71 e ER: 1,80. Pés: EU: 2,14 e ER: 1,90), bem como na tarefa quatro em M4 (sentido horário e anti-horário: EU: 4,00 e ER: 4,00) em comparação com M1 (sentido horário: EU: 1,64 e ER: 0,40, sentido anti-horário: EU: 1,36 e ER: 0,70). Conclui-se que o programa foi eficaz no desenvolvimento da coordenação motora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2021-07-28
Como Citar
1.
Azevedo Lages ER, Greco PJ, Moreira Praça G, Drumond Moreira PE, Gonçalves Duarte M, Pérez Morales JC. Ensino-aprendizagem incidental e seus efeitos sobre o conhecimento tático processual e a coordenação motora com bola. JPhysEduc [Internet]. 28º de julho de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3262. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/54132
Seção
Artigos Originais