Aprendizagem significativa de conceitos biomecânicos: uma experiência com professores de Educação Física em formação continuada

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional, Ensino, Avaliação

Resumo

O conhecimento biomecânico é essencial à prática profissional dos professores de Educação Física, porém, ainda é pouco aplicado por eles. Este estudo, de abordagem mista e do tipo intervenção pedagógica, avaliou um curso de formação continuada, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa, cujo propósito foi favorecer a compreensão de princípios biomecânicos e suas aplicações. A análise estatística foi realizada para comparar pré-teste e pós-teste e, a análise de conteúdo, para categorizar a avaliação do curso realizada pelos professores. Os resultados apontam aumentos significativos no domínio dos conceitos biomecânicos pelos professores. Percepções positivas das aulas como a interação social e aplicação prática do conteúdo foram relatadas. As dificuldades estiveram relacionadas à falta de conhecimentos prévios e de tempo para estudar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-07-17
Como Citar
1.
Belmont R, Knudson D, Hentschel Lobo da Costa P, dos Santos Lemos E. Aprendizagem significativa de conceitos biomecânicos: uma experiência com professores de Educação Física em formação continuada. JPhysEduc [Internet]. 17º de julho de 2021 [citado 20º de novembro de 2025];32(1):e-3263. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/54390
Seção
Artigos Originais