<b>Análise quantitativa dos jogos de uma equipe profissional da elite do futebol mineiro</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.5840

  • Tiago Volpi Braz Universidade Metodista de Piracicaba
  • João Paulo Borin Universidade Metodista de Piracicaba
Palavras-chave: esportes, análise quantitativa, futebol.

Resumo

O objetivo do estudo centrou-se na análise quantitativa das ações ocorridas nos jogos de uma equipe da elite do futebol mineiro considerando os parâmetros resultado, sistema tático, mando e tempo dos jogos. A amostra foi composta por uma equipe que disputava o campeonato oficial da federação mineira de futebol na categoria profissional. Analisou-se os desarmes, bolas roubadas e perdidas, finalizações, jogadas de fundo, faltas cometidas, sofridas e passes errados. Por meio do software Bioestat 5.0 utilizou-se no plano descritivo, medidas de tendência central e no plano inferencial, teste t de student para diferenças entre médias, com nível de significância de 5%. Os principais resultados apontam para diferenças entre a quantidade das variáveis controladas entre os tempos, resultados, sistemas táticos e mando dos jogos, ao passo que as funções táticas exercidas pelos futebolistas diferem a quantidade de finalizações e desarmes durante as partidas.

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Biografia do Autor

Tiago Volpi Braz, Universidade Metodista de Piracicaba
* Mestrando, Programa de Mestrado em Educação Física - Núcleo de Performance Humana, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Piracicaba, SP, Brasil. Bolista CAPES PROSUP
João Paulo Borin, Universidade Metodista de Piracicaba
* Doutor, Programa de Mestrado em Educação Física - Núcleo de Performance Humana, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Piracicaba, SP, Brasil.
Publicado
2009-04-29
Como Citar
1.
Braz TV, Borin JP. <b>Análise quantitativa dos jogos de uma equipe profissional da elite do futebol mineiro</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.5840. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 29º de abril de 2009 [citado 25º de dezembro de 2025];20(1):33-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5840
Seção
Artigos Originais