Habilidades fundamentais de movimento, atividade física e prazer entre alunos inativos durante a era COVID-19 melhoram após o Exergame?

  • Tite Juliantine Universidade de Educação Indonésia, Bandung, Indonésia https://orcid.org/0000-0002-7943-0534
  • Edi Setiawan Universidade de Suryakancana, Cianjur, Indonésia https://orcid.org/0000-0001-7711-002X
  • Hasanuddin Jumareng Universidade Haluoleo, Kendari, Indonésia
  • Ruslan Abdul Gani Universidade de Singaperbangsa Karawang, Karawang, Indonésia
  • Arie Asnaldi Universidade Estadual de Pandang, Pandang, Indonésia
Palavras-chave: exergame, habilidade fundamental de movimento, atividade física, prazer, COVID-19

Resumo

As baixas habilidades fundamentais de movimento, atividade física e diversão dos alunos da era COVID-19 são lacunas neste estudo. Este estudo tem como objetivo examinar os efeitos do exergame nas habilidades fundamentais de movimento, atividade física e diversão em alunos inativos durante a era COVID-19. Pesquisa quantitativa com métodos experimentais foi utilizada neste estudo. Havia 26 crianças alocadas no grupo exergame (n = 13; idade: 7,20 ± 1,30 anos; altura: 1,38 ± 2,38 cm; peso: 31,60 ± 4,50 kg e um grupo controle n = 13; idade: 7,40 ± 1,14 anos; altura : 1,36 ± 3,08 cm; peso: 28,40 ± 3,43 kg). O programa de intervenção durou nove semanas. As crianças com habilidades fundamentais de movimento foram avaliadas usando o TGMD-3 e a atividade física foi medida usando o acelerômetro ActiGraph GT9X Link, enquanto o prazer foi avaliado usando a escala de prazer do currículo de educação física. Os resultados mostraram que a implementação do exergame demonstrou melhorar significativamente as habilidades fundamentais de movimento, atividade física e prazer. No entanto, não houve aumento nas habilidades fundamentais de movimento, atividade física e prazer no grupo de controle. Esta pesquisa é uma evidência de que o exergame é uma ferramenta eficaz para melhorar as habilidades fundamentais de movimento, atividade física e diversão entre alunos inativos durante a era COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2022-04-13
Como Citar
1.
Juliantine T, Setiawan E, Jumareng H, Gani RA, Asnaldi A. Habilidades fundamentais de movimento, atividade física e prazer entre alunos inativos durante a era COVID-19 melhoram após o Exergame?. JPhysEduc [Internet]. 13º de abril de 2022 [citado 16º de setembro de 2025];33(1):e-3327. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/59621
Seção
Artigos Originais