Concepções dos professores sobre a abordagem das atividades na natureza na aula de educação física

Palavras-chave: professores, educação física, ensino, contato com a natureza, escola

Resumo

O objetivo é compreender as concepções que os professores de Educação Física têm sobre as Atividades em Contato com a Natureza (ACN) que ocorrem no contexto escolar. A pesquisa se baseia no paradigma interpretativo com metodologia qualitativa, em que foi aplicada uma entrevista semiestruturada a 12 professores de Educação Física do ensino médio da cidade de Talca-Chile. Os resultados indicam que essas atividades, entre outras coisas, contribuem para uma maior consciência ambiental por parte dos alunos, possibilitando a realização de diferentes práticas corporais no ambiente natural. Conclui-se que os professores necessitam de maior formação na área, visto que as ACN tournarm-se uma estratégia pedagógica que privilegia a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento de valores, questões fundamentais para o desenvolvimento integral de jovens e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2022-04-05
Como Citar
1.
Almonacid-Fierro A, Castillo-Retamal F, Souza de Carvalho R, Vargas-Vitoria R, Arellano R. Concepções dos professores sobre a abordagem das atividades na natureza na aula de educação física. JPhysEduc [Internet]. 5º de abril de 2022 [citado 17º de setembro de 2025];33(1):e-3328. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/60199
Seção
Artigos Originais