<b>Análise do desempenho motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6070
Palavras-chave:
Desenvolvimento motor, Habilidades motoras, Pré-escolares.
Resumo
EEste estudo investigou o desempenho motor de crianças de 5 a 6 anos (N=32), praticantes de atividade física sistemática, relacionando-o a características biológicas, de contexto familiar e de prática. Os participantes foram avaliados por meio do Test of Gross Motor Development-2 (ULRICH, 2000). Para investigar a participação em atividades físicas e o contexto familiar, foi utilizado um questionário delineado para o presente estudo. Os resultados sugerem: (1) desempenho motor abaixo do esperado para a faixa etária; (2) desempenho superior nas habilidades de locomoção quando comparadas às de manipulação; (3) desempenho semelhante entre os gêneros nas habilidades de locomoção, e desempenho superior dos meninos nas habilidades manipulativas; (4) freqüência semanal de prática, tempo de participação no programa, ocorrência de irmãos e prática regular de atividade física dos pais parecem não influenciar o desempenho motor; (5) prática de atividades físicas simultânea à participação no programa e profissão dos pais tiveram impacto no desempenho dos participantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2009-07-01
Como Citar
1.
Brauner LM, Valentini NC. <b>Análise do desempenho motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6070. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(2):205-16. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6070
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.