Efeito do treinamento do ambiente de realidade virtual na estabilidade dinâmica entre atletas de esportes do tipo dinâmico aleatório e intermitente
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar o efeito colateral de um treinamento em ambiente de realidade virtual de seis semanas na estabilidade postural dinâmica e estática em atletas que participam de esportes do tipo dinâmico intermitente aleatório. Os desenhos de estudo pré-teste e pós-teste foram escolhidos para conduzir este estudo. Vinte e quatro atletas do sexo masculino foram selecionados para o estudo. Os participantes participaram de um programa de treinamento em ambiente de realidade virtual de seis semanas, três vezes por semana, durante uma sessão de quarenta e cinco minutos. O ambiente de realidade virtual foi criado usando o sistema de realidade virtual integrado da CAREN com o aplicativo D-flow da Motek. A estabilidade postural foi avaliada por meio de um estadiômetro. As avaliações foram realizadas antes e após seis semanas de treinamento. Um teste t de amostra emparelhada foi usado para determinar as diferenças entre as medidas de resultados pré e pós-teste. A melhoria pode ser vista como um efeito da intervenção de treinamento em ambiente de realidade virtual. Diferenças estatisticamente significativas foram observadas entre o pré e pós-teste para estabilidade postural anteroposterior e mediolateral dinâmica e estática em 20 e 40 níveis de dificuldade. O treinamento em ambiente de realidade virtual ajuda a melhorar o desempenho, avaliando e otimizando a carga de treinamento no processo de melhoria do desempenho de atletas que participam de esportes do tipo dinâmico intermitente aleatório.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2022 Ahsan et al

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.