<b>Novas configurações socioeconomicas do esporte na era da globalização</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6090
Palavras-chave:
Esporte, Sociologia, Marketing
Resumo
O esporte instaurou-se como importante fenômeno sócio-cultural no século XX em cujo final passou por uma transformação em termos de valores e abrangência. Enquanto sua forma moderna que segundo referencial utilizado neste ensaio, teve sua gênese no século XIX, na Inglaterra pautava-se em disputas político-ideológicas, como amadorismo versus profissionalismo e comparação de performances entre regimes socioeconômicos, o esporte contemporâneo, posterior à Guerra Fria, surge como nova perspectiva, fruto de transformações relativas à comercialização da cultura e lazer. Esse objeto coloca-se como versão atual do esporte, ligado ao mercado e valores morais diferentes do fenômeno moderno, apresentando novas características, como práticas heterogêneas e comercialização exacerbada. Desenvolve também nova esfera de elitização de práticas, pautada em ditames mercadológicos e poder de compra. Por isso, tais fatores devem ser tratados no sentido de promover facilitação de acesso aos praticantes e espectadores e transmissão de valores morais que neguem exacerbações como corrupção, doping e especialização precoce de atletas.Downloads
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Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Marques RFR, Gutierrez GL, Montagner PC. <b>Novas configurações socioeconomicas do esporte na era da globalização</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6090. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(4):637-48. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6090
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Seção
Artigos de Revisão
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