E-sports e cibercultura esportiva: perspectivas de atores sociais desse universo

Palavras-chave: E-sport, Cibercultura, Ciberatletas

Resumo

O presente estudo dedica-se a uma análise sobre os e-sports, compreendendo-os como uma maneira de expressão da cultura esportiva consonante ao paradigma social contemporâneo que implica a cibercultura. O objetivo principal deste estudo é analisar sentidos e significados da cibercultura esportiva para atores sociais implicados no universo dos e-sports. Assim, em abordagem qualitativa, empregou-se a técnica de entrevista semiestruturada com 2 ciberatletas e 1 streamer profissionais. Os resultados demonstram que a cibercultura esportiva é apropriada por estes atores sociais com expectativas para a construção da carreira, sobre o crescimento da modalidade e do público em meio às percepções e vivências de preconceitos. Conclui-se que a cibercultura esportiva produz e reflete práticas, atitudes e valores análogos ao modo tradicional de vivência do esporte, reproduzindo estereótipos e preconceitos, sonhos de ascensão social e perspectivas de profissionalização.

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Publicado
2022-09-20
Como Citar
1.
dos Santos DS, Vieira Salustiano R, Santos de Abreu F, Silva Caetano C, Antônio da Paixão J. E-sports e cibercultura esportiva: perspectivas de atores sociais desse universo. JPhysEduc [Internet]. 20º de setembro de 2022 [citado 19º de novembro de 2025];33(1):e-3354. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/63401
Seção
Artigos Originais