Princípios pedagógicos das práticas de ensino orientadas ao construtivismo nos jogos esportivos coletivos

Palavras-chave: pedagogia do esporte, ensino, construtivismo

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico foi apresentar princípios pedagógicos das práticas de ensino orientadas ao construtivismo nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC). Especificamente, buscou-se situar o construtivismo enquanto perspectiva conceitual para orientar o processo de ensino e aprendizagem dos JEC, apresentando três princípios gerais e 14 princípios adjacentes, suas definições e possibilidades de aplicação prática. Os princípios gerais incluem: 1) facilitar a construção ativa do conhecimento; 2) facilitar a aprendizagem significativa (relevância pessoal); e 3) facilitar a participação (cooperação) social. Os princípios pedagógicos ora apresentados constituem uma matriz para orientar a investigação empírica sobre o ensino dos JEC no âmbito da formação e atuação profissional em Educação Física, assim como podem auxiliar no planejamento e intervenção nos JEC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2022-12-16
Como Citar
1.
Backes AF, Ramos V, Zeilmann Brasil V, Ristow L, Dorian Isla Alcoser S, Cristina Arantes L, Vieira do Nascimento J. Princípios pedagógicos das práticas de ensino orientadas ao construtivismo nos jogos esportivos coletivos. JPhysEduc [Internet]. 16º de dezembro de 2022 [citado 15º de setembro de 2025];34(1):e-3405. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/63839
Seção
Artigos de Revisão