<b>Estilo de vida, nível habitual de atividade física e percepção de auto-eficácia de adolescentes</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6413

  • Thiago Sousa Matias Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Martina Kieling Sebold Barros Rolim Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Fernanda Leal Kretzer Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Camilie Pacheco Schmoelz Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Diego Itibere Cunha Vasconcellos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Palavras-chave: Estilo de Vida, Atividade Física, Auto-eficácia

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o estilo de vida, o nível habitual de atividade física e a percepção de auto-eficácia de adolescentes. Participaram 316 adolescentes, estudantes de Centros Federais de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Para a coleta de dados, três questionários e uma escala foram utilizados. Observou-se que os meninos (68,2%) são mais ativos que as meninas (44,0%), p=0,001. Os meninos apresentaram auto-eficácia superior às meninas (p=0,004), entretanto meninos e meninas ativos percebem a auto-eficácia semelhantemente. Os adolescentes ativos apresentam indicadores mais positivos do estilo de vida que os sedentários (meninos: p=0,006 e meninas: p=0,016). Adolescentes com elevada auto-eficácia apresentam melhor estilo de vida em relação aos com baixa auto-eficácia (p=0,002). Ao observar que adolescentes ativos possuem melhor estilo de vida, podemos sugerir que este comportamento, em conjunto com uma maior percepção de auto-eficácia, é importante na formação de hábitos saudáveis de vida.

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Publicado
2009-07-01
Como Citar
1.
Matias TS, Rolim MKSB, Kretzer FL, Schmoelz CP, Vasconcellos DIC, Andrade A. <b>Estilo de vida, nível habitual de atividade física e percepção de auto-eficácia de adolescentes</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6413. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 1º de julho de 2009 [citado 16º de dezembro de 2025];20(2):235-43. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6413
Seção
Artigos Originais