O papel da motivação e satisfação com a vida na atividade física e comportamento sedentário de estudantes universitários chilenos

Palavras-chave: Motivação, Exercício físico, Satisfação pessoal, Comportamento sedentário, Estudantes universitários

Resumo

A motivação é elemento fundamental para a prática de atividade física e o sentimento de satisfação com a vida. Contudo, pouco se sabe sobre o papel de tais variáveis psicológicas no estilo de vida de estudantes universitários chilenos. Este estudo teve como objetivos analisar as relações entre a satisfação com a vida e as regulações da motivação, e comparar tais variáveis em função do nível de atividade física e do comportamento sedentário de estudantes universitários. A amostra foi composta por 95 estudantes universitários chilenos (63,2% do gênero feminino), com idade média de 20,92 ± 1,98 anos. Os instrumentos avaliados foram o IPAQ, a Escala de Satisfação com a Vida e o Questionário de Regulação do Comportamento do Exercício. Medidas descritivas, coeficientes de correlação de Pearson e testes t de Student foram utilizados para analisar os dados. Os resultados revelaram correlações positivas e significativas entre satisfação com a vida e regulação intrínseca (r = 0,44), integrada (r = 0,38) e identificada (r = 0,41). Os estudantes com alto nível de atividade física obtiveram maiores pontuações para regulação intrínseca, integrada e identificada. Os indivíduos que reportaram menor comportamento sedentário possuíam maior regulação identificada. Desse modo, sugere-se que a regulação motivacional dos estudantes pode ser diferente em algumas dimensões, sendo que os indivíduos com maior nível de atividade física semanal demonstram regulações motivacionais mais adaptativas. A regulação identificada também parece desempenhar um papel importante para a redução do comportamento sedentário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-06-19
Como Citar
1.
Faúndez-Casanova C, Galdino França D, Lago Menezes M, Contreras Mellado V, Flores Aniotz A, Cáceres-Salas C, Castillo-Retamal M, Vásquez-Gómez J. O papel da motivação e satisfação com a vida na atividade física e comportamento sedentário de estudantes universitários chilenos. JPhysEduc [Internet]. 19º de junho de 2023 [citado 5º de novembro de 2025];34(1):e-3426. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/65184
Seção
Artigos Originais