O ensino das lutas na educação física escolar: um estado do conhecimento de estudos brasileiros

Palavras-chave: Lutas, Educação física escolar, Combater as dificuldades de conteúdo, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as publicações acadêmicas brasileiras sobre lutas e Educação Física. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio de revisão narrativa, com 38 artigos como corpus. Como resultado construímos quatro categorias analíticas empíricas: 1) Espaço e aspectos socioculturais: apontam a falta de infraestrutura e a escassez de materiais como fatores restritivos para a abordagem dos conteúdos de luta nas escolas; 2) Tecnologias/mídias: que servem como ferramentas de auxílio para a inclusão das lutas na Educação Física escolar; 3) Currículo de Educação Física: aborda questões relacionadas a conteúdo, cultura, documentos e professores e 4) Prática pedagógica: que envolve questões mais específicas observadas nos estudos, como metodologias que envolvem a aplicação do conteúdo às aulas, vivências, dimensões do conteúdo, atividades e implicações sobre os temas discutidos no conteúdo, como a associação com a violência, a discriminação de gênero e a sexualidade. Concluímos que os estudos mostram que a abordagem das lutas como conteúdo nas escolas ainda é incipiente, sendo a insegurança do professor fator preponderante para que as lutas não sejam inseridas. Dessa forma, estudos indicam a necessidade de criar materiais e metodologias que auxiliem os professores, possibilitando assim a utilização de conteúdos já consolidados na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2023-04-18
Como Citar
1.
Ferreira C da S, cardoso N, Cardoso TN, Mariante Neto FP, Vasques DG. O ensino das lutas na educação física escolar: um estado do conhecimento de estudos brasileiros. JPhysEduc [Internet]. 18º de abril de 2023 [citado 14º de setembro de 2025];34(1):e-3417. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/65697
Seção
Artigos de Revisão