<b>A Educação Física nas séries da fase inicial do ensino fundamental: olhar do professor polivalente</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6783

  • Raquel Stoilov Pereira UNIVAG - Centro Universitário
  • Vilma Leni Nista-Piccolo USJT
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos USJT
Palavras-chave: Educação Física e Treinamento, Ensino Fundamental e Médio, Professores.

Resumo

Esta pesquisa verificou como são organizadas as aulas de Educação Física nas séries da fase inicial do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais de Santo André, Região do Grande ABC de São Paulo, uma vez que das 44 escolas existentes na rede apenas 10 contam com professor formado em Educação Física, o chamado especialista, sendo que nas demais instituições são os próprios professores regentes da sala, os professores polivalentes, que se responsabilizavam por essas aulas. Para o tratamento das informações coletadas junto aos professores polivalentes utilizou-se a análise de conteúdo estudada por Bardin (1977). Concluiu-se que a realidade encontrada é tanto de responsabilidade do Sistema como dos professores polivalentes que não buscam informações e alternativas para melhorarem suas aulas, principalmente, pela não especialização na área. Assim, pressupõe-se que a contratação de professores de Educação Física pudesse minimizar essas questões, desde que esses docentes estivessem, de fato, comprometidos com seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Stoilov Pereira, UNIVAG - Centro Universitário
Professora Mestre do curso de Licenciatura em Educação Física do UNIVAG - Centro Universitário
Vilma Leni Nista-Piccolo, USJT
Professora Doutora do Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu
Sheila Aparecida Pereira dos Santos, USJT
Professora Doutora do Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu
Publicado
2009-10-05
Como Citar
1.
Pereira RS, Nista-Piccolo VL, Santos SAP dos. <b>A Educação Física nas séries da fase inicial do ensino fundamental: olhar do professor polivalente</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6783. JPhysEduc [Internet]. 5º de outubro de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(3):343-52. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6783
Seção
Artigos Originais