Efeitos dos modelos pedagógicos do esporte sobre desfechos cognitivos e de habilidades motoras: uma revisão sistemática

Palavras-chave: Educação física escolar, Modelos pedagógicos, Cognição, Habilidades motoras

Resumo

A presente revisão sistemática tem por objetivo identificar e sumarizar estudos que analisaram os efeitos de intervenções que utilizaram modelos de ensino do esporte (MEE) em aulas de educação física sobre desfechos cognitivos e habilidades motoras. Foram definidas seis bases como fontes de dados: (a) SportDiscus; (b) Scielo; (c) Web of Science; (d) Scopus; (e) ERIC e (f) PsycInfo. A pesquisa inicial foi realizada com os seguintes termos: “Pedagogical ModelOR, “Education ModelOR, “Teaching GamesAND, “SportsAND, “Physical Education”. Os 24 artigos analisados atenderam aos seguintes critérios: (a) estudos de intervenção com análise quantitativa ou mista; (b) realizados durante aulas de educação física; e, (c) com objetivo de verificar os efeitos dos modelos sobre os desfechos cognitivos ou de habilidades motoras. A análise de viés/qualidade dos estudos foi realizada a partir da escala PEDro. Foram encontradas intervenções com o Sport Education Model (SEM - 41,7%), Teaching Games for Understanding (TGfU - 33,3%), Tactical Games (TG - 4,2%) e Modelos Híbridos (MH - 20,8%). Os resultados indicam efeitos positivos dos três modelos (SEM, TGfU/TG e MH) sobre a performance no jogo e tomada de decisão. O SEM ainda apresentou efeito positivo sobre envolvimento no jogo, conhecimento e execução de habilidades, sendo o MEE com mais desfechos com resultados positivos. Futuras investigações devem ter em conta os seguintes fatores intervenientes: sexo, nível de habilidade, grupos de ensino, experiência docente, tempo e conteúdo da unidade.

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Publicado
2024-03-09
Como Citar
1.
Cunha GB da, Häfele CA, Martins Farias V, Ramires VV, Bergmann GG. Efeitos dos modelos pedagógicos do esporte sobre desfechos cognitivos e de habilidades motoras: uma revisão sistemática. JPhysEduc [Internet]. 9º de março de 2024 [citado 14º de setembro de 2025];35(1):e-3502. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/68592
Seção
Artigos de Revisão