<b>Perfil de liderança para treinadores de futebol na visão de treinadores do campeonato Brasileiro</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.7051

  • Israel Teoldo da Costa Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Dietmar Martin Samulski Universidade Federal de Minas Gerais
  • Varley Teoldo da Costa Centro Universitário de Belo Horizonte
Palavras-chave: Liderança. Treinador. Futebol.

Resumo

Este estudo objetivou identificar o perfil de liderança para os treinadores de futebol. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário de identificação da amostra e a Escala de Liderança Revisada para o Esporte, versão perfil ideal ou desejado. Participaram deste estudo 20 treinadores do Campeonato Brasileiro Série A/2005. Esses treinadores apresentavam idade média de 50 anos (6,92) e um envolvimento direto na função de treinador de 15,10 anos (8,42). Os resultados mostraram consistência interna de =0,86 e indicaram que os treinadores entrevistados consideravam a autocracia e os aspectos de treino-instrução os principais componentes para um perfil de liderança. Ficou constatado também que os aspectos situacionais, de reforço e de suporte social são importantes no processo de liderança. Em conclusão, o perfil de liderança para o treinador de futebol é aquele que combina o estilo de decisão autocrático e o estilo de interação voltado para o desempenho técnico, tático e motivacional da equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Israel Teoldo da Costa, Centro Universitário de Belo Horizonte
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é doutorando em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto na Universidade do Porto, membro do corpo docente do Centro Universitário de Belo Horizonte, membro do Laboratório de Psicologia do Esporte do Uni-BH, do Grupo de Estudos em Cognição e Ação e do Laboratório de Psicologia do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas do Futebol, da Metodologia do Treino, de Análise Tática e da Psicologia do Esporte.
Dietmar Martin Samulski, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Esporte de Colônia (1974) e doutorado em Ciências do Esporte - Psicologia do Esporte pela Universidade do Esporte de Colônia (1985). É professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia do Esporte e Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse, motivação, atividade física e qualidade de vida, liderança, comunicação, overtraining, burnout e treinamento mental. Atualmente é presidente da Sociedade Sulamericana de Psicologia do Esporte e coordenador do Departamento de Psicologia do Comitê Paraolimpico Brasileiro - CPB.
Varley Teoldo da Costa, Centro Universitário de Belo Horizonte
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Na graduação é professor titular do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) . Ministra as disciplinas: Futebol de Campo, Futsal e Psicologia do Esporte. Trabalha também em cursos de pós-graduação stricto-sensu pelo Brasil. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Possui trabalhos publicados nas áreas de futebol, futsal e psicologia do esporte. Atualmente é discente do programa de Doutorado em Ciencias do Esporte da Escola de Educação Física da UFMG.
Publicado
2010-03-27
Como Citar
1.
Costa IT da, Samulski DM, Costa VT da. <b>Perfil de liderança para treinadores de futebol na visão de treinadores do campeonato Brasileiro</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.7051. JPhysEduc [Internet]. 27º de março de 2010 [citado 13º de setembro de 2025];21(1):59-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7051
Seção
Artigos Originais