<b>O portfólio como possibilidade de avaliação na educação física escolar</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.7090

  • Luciene Farias de Melo Escola de Educação Física USP
  • Osvaldo Luis Ferraz Escola de Educação Física da USP
  • Vilma Leni Nista-Píccolo Faculdade de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e Metrocamp
Palavras-chave: Avaliação. Portfólio. Educação Física

Resumo

Este estudo trata de aspectos da ação avaliativa na Educação Física escolar a partir de uma investigação sobre as possibilidades do portfólio. A pesquisa foi conduzida por meio de uma intervenção pedagógica, visando subsidiar a análise de indícios extraídos dos registros da professora e 23 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na modalidade do paradigma indiciário. As fontes primárias foram o portfólio dos alunos e o diário da professora. O estudo mostra que a experiência com o portfólio permitiu que as noções relativas ao processo de ensino e avaliação fossem reelaboradas em um movimento dialógico entre a teoria e a prática e favoreceu a percepção de modificações na relação entre a professora e os alunos; mas a avaliação dos resultados aponta a necessidade de se criarem condições mais adequadas nas escolas para o professor implementar a proposta em suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciene Farias de Melo, Escola de Educação Física USP
Mestre pela Escola de Educação Física da USP
Osvaldo Luis Ferraz, Escola de Educação Física da USP
Professor Doutor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – USP Graduação e pós-graduação stricto-sensu Pedagogia do Movimento Humano
Vilma Leni Nista-Píccolo, Faculdade de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e Metrocamp
Professora Doutora da Faculdade de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e Metrocamp. Pós-graduação stricto-sensu Pedagogia do Movimento
Publicado
2010-03-27
Como Citar
1.
Melo LF de, Ferraz OL, Nista-Píccolo VL. <b>O portfólio como possibilidade de avaliação na educação física escolar</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.7090. JPhysEduc [Internet]. 27º de março de 2010 [citado 14º de setembro de 2025];21(1):87-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7090
Seção
Artigos Originais