Validade e confiabilidade do “active motor card” (AMC): avaliações de habilidades motoras fundamentais modificadas baseadas na web para pré-escolares no contexto indonésio

Palavras-chave: Validade, Confiabilidade, Habilidade motora grossa, Pré-escolares, Active Motor Card

Resumo

Este estudo teve como objetivo determinar a validade e confiabilidade do “Active Motor Card” (AMC) para pré-escolares indonésios. Para determinar as Habilidades de Movimentos Fundamentais (FMS) apropriadas para o contexto indonésio, foram realizadas discussões de grupos focais (FGD) com especialistas em medição e avaliação e referenciadas às ferramentas existentes (TGMD-2/3) que são usadas globalmente como referência. Ambas as abordagens construtiva e concorrente foram utilizadas para avaliar a validade e confiabilidade do AMC por meio de procedimentos de teste e reteste. O escore de validade concorrente (r) foi de 0,148, indicando validade moderada. O valor da correlação intraclasse foi mais significativo que 0,60, indicando boa confiabilidade. O AMC possui oito habilidades medidas, com faixa de valores de validade e confiabilidade de 0,735-0,971. No entanto, o teste de habilidade não locomotora (balanço manual) produziu resultados ruins com um valor de validade de 0,310 e um valor de confiabilidade de 0,735. Concluindo, o instrumento FMS modificado, AMC, possui validade e confiabilidade adequadas e pode ser utilizado para avaliar as habilidades motoras de crianças indonésias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2024-07-21
Como Citar
1.
Yudasmara DS, I’tamada EZ, Winarmo M, Hariadi I, Fadhl NR, Taufik T, Hanania R. Validade e confiabilidade do “active motor card” (AMC): avaliações de habilidades motoras fundamentais modificadas baseadas na web para pré-escolares no contexto indonésio. JPhysEduc [Internet]. 21º de julho de 2024 [citado 13º de setembro de 2025];35(1):e-3524. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/71125
Seção
Artigos Originais