La Voz del Rehén: adaptação de um projeto físico-artístico criativo baseado em metas de desenvolvimento sustentável durante a pandemia da COVID
Resumo
Este artigo avalia os efeitos na criatividade de um programa interdisciplinar físico-artístico e seus efeitos durante o contexto pandêmico. A amostra foi composta por 97 indivíduos - 54 homens e 43 mulheres - com idade média de 21,37±1,56 anos, todos eles cursando o curso de formação de professores de educação primária na Universidade de Zaragoza, na Espanha. Foi um estudo pré-experimental com medidas pré-pós-programa - adaptadas à situação de pandemia, substituindo o conteúdo do acrosport por pular corda, malabarismo e dança aérea -. O instrumento de avaliação de habilidades criativas foi o PIC-A. Foram realizados um teste T de Student e um teste ANOVA para descobrir diferenças significativas no pré-pós em ambos os anos acadêmicos. Os resultados mostraram que: i) os participantes obtiveram melhorias significativas na pontuação total de criatividade em ambos os anos acadêmicos; ii) as adaptações feitas no programa de intervenção durante o ano pandêmico foram eficazes no desenvolvimento da criatividade. Esses estudos confirmam a importância da incorporação de programas interdisciplinares de criatividade no sistema universitário.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2024 Larraz-Rábanos et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.