Estudo prático sobre a introdução do evento esportivo escolar tradicional japonês “undokai” em uma escola secundária indonésia

Palavras-chave: Evento esportivo na escola, Educação física, Competência física, Atividade física

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar a sua eficácia e os problemas a serem abordados no futuro da realização de um “undokai”, um evento desportivo escolar tradicional japonês, numa escola secundária indonésia. As cinco competições realizadas como parte dele foram “Beanbag Toss”, “Long Jump Rope”, “Tug of War”, “Centipede Race” e “Backcrossing Race”, das quais o “Tug of War” foi o mais popular. Quando os alunos foram questionados sobre as suas experiências e os benefícios de aprendizagem do undokai, geralmente deram notas altas a muitas categorias, tais como Experiências Emocionais, Melhoria de Competências e Aprendizagem Cooperativa, mas as suas classificações baixas para Aprendizagem Orientada para Objectivos indicaram a necessidade melhorar a forma como os alunos praticam as atividades isoladamente antes de seu engajamento no Undokai.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-08-05
Como Citar
1.
Tanimoto H, Nopembri S, Saryono S, Mulyawan R, Kaloka PT. Estudo prático sobre a introdução do evento esportivo escolar tradicional japonês “undokai” em uma escola secundária indonésia. JPhysEduc [Internet]. 5º de agosto de 2024 [citado 13º de novembro de 2025];35(1):e-3543. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/72048
Seção
Artigos Originais