Adventure pedagogical model as a growing concept in physical activity
Resumo
A relevância dos modelos pedagógicos na atividade física tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Estes são entendidos como as estruturas nas quais os professores podem organizar os diferentes elementos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, a fim de alcançar os resultados de aprendizagem esperados. Entre os vários modelos pedagógicos existentes, distinguem-se os que têm uma trajetória mais consolidada e os chamados modelos em ascenso que procuram novos paradigmas de ensino-aprendizagem centrados sobretudo no ensino ativo. Entre os modelos em ascenso, encontramos a Pedagogia da Aventura (PA), que se baseia nos modelos da educação através da aventura (uma abordagem centrada no desafio e na aventura como componente essencial das atividades) e do Outdoor Education, que tem por base as atividades no ambiente natural. Desta forma, a Pedagogia da Aventura, procura através do desafio e das possibilidades oferecidas pelo meio natural, contribuir para o processo de humanização dos participantes através do desenvolvimento pessoal e social, enquanto promove o desenvolvimento de competências técnicas específicas para atividades físicas no meio natural. Este artigo descreve a relevância atual do modelo da Pedagogia da Aventura, as suas componentes-chave e as suas possibilidades como modelo emergente na procura do desenvolvimento integral dos participantes em atividades físico-desportivas.
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