Adventure pedagogical model as a growing concept in physical activity

Palavras-chave: Atividade física, Modelos pedagógicos, Pedagogia da aventura, Desenvolvimento positivo

Resumo

A relevância dos modelos pedagógicos na atividade física tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Estes são entendidos como as estruturas nas quais os professores podem organizar os diferentes elementos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, a fim de alcançar os resultados de aprendizagem esperados. Entre os vários modelos pedagógicos existentes, distinguem-se os que têm uma trajetória mais consolidada e os chamados modelos em ascenso que procuram novos paradigmas de ensino-aprendizagem centrados sobretudo no ensino ativo. Entre os modelos em ascenso, encontramos a Pedagogia da Aventura (PA), que se baseia nos modelos da educação através da aventura (uma abordagem centrada no desafio e na aventura como componente essencial das atividades) e do Outdoor Education, que tem por base as atividades no ambiente natural. Desta forma, a Pedagogia da Aventura, procura através do desafio e das possibilidades oferecidas pelo meio natural, contribuir para o processo de humanização dos participantes através do desenvolvimento pessoal e social, enquanto promove o desenvolvimento de competências técnicas específicas para atividades físicas no meio natural. Este artigo descreve a relevância atual do modelo da Pedagogia da Aventura, as suas componentes-chave e as suas possibilidades como modelo emergente na procura do desenvolvimento integral dos participantes em atividades físico-desportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2024-08-19
Como Citar
1.
Caballero-Blanco P, Herrera-Pombero C, Bento P. Adventure pedagogical model as a growing concept in physical activity . JPhysEduc [Internet]. 19º de agosto de 2024 [citado 14º de setembro de 2025];35(1):e-3545. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/72198
Seção
Artigos de Opinião