Programa de aula com auxílio de flutuação: efeitos no desempenho de natação de iniciantes

Palavras-chave: Flutuador, Aulas de natação, Colete salva-vidas, Educação física, Desempenho na natação

Resumo

O presente estudo foi conduzido para determinar os efeitos de um programa de seis semanas com colete de flutuação no desempenho de iniciantes na natação. Participaram 30 estudantes universitárias (i.e., NGrupo experimental = 15 e NGrupo controle = 15), que são iniciantes na natação (com competências de Nível 1 da Federação Internacional de Natação), em um estudo quase-experimental que incluiu análises de séries temporais entre os grupos e dentro de cada grupo. A intervenção teve duração de seis semanas, com avaliações semanais realizadas. As participantes passaram pela intervenção (2 dias por semana durante seis semanas, 1 hora por sessão) e foram avaliadas semanalmente através de um teste de desempenho em nado crawl, sem auxílio de flutuador, no segundo dia de cada semana de aula. O teste de Friedman foi utilizado para identificar diferenças significativas no desempenho de natação dentro dos grupos e o teste U de Mann-Whitney foi utilizado entre os grupos. Tanto o grupo controle quanto o grupo experimental apresentaram melhorias significativas na distância de natação. As estudantes iniciantes treinadas com o colete de flutuação apresentaram um desempenho superior ao das estudantes treinadas no programa tradicional. Houve forte evidência de que o programa de aulas com colete de flutuação é altamente eficaz na melhoria do desempenho de iniciantes na natação. O programa de aulas com colete de flutuação pode ser adotado por professores de educação física em suas aulas de natação para maximizar o tempo e o esforço no cumprimento dos objetivos do curso. Estudos similares podem ser conduzidos com diferentes participantes ou outros estilos de nado.

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Publicado
2024-09-22
Como Citar
1.
Alejandria WR. Programa de aula com auxílio de flutuação: efeitos no desempenho de natação de iniciantes . JPhysEduc [Internet]. 22º de setembro de 2024 [citado 14º de setembro de 2025];35(1):e-3559. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/72760
Seção
Artigos Originais