Preocupações relacionadas à docência: percepções de bolsistas de iniciação à docência em educação física

Palavras-chave: PIBID. Inquietações. Bolsistas. Formação Docente.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as preocupações de bolsistas de iniciação à docência em Educação Física participantes de edição realizada durante o isolamento social da Covid-19. Participaram da investigação oito bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do subprojeto Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A coleta e a análise das informações ocorreram por meio da Técnica de Investigação Qualitativa - Entrevista, Transcrição, Categorização e Interpretação. Os resultados revelaram que as preocupações com a tarefa e consigo se apresentaram mais evidentes entre os bolsistas, tanto no início quanto no final da participação no programa. No início, os bolsistas se preocupavam com questões relacionadas à comunicação, ao receio de fracassar, à experiência no ensino remoto e às mudanças na Educação advindas da pandemia, além de se preocuparem com a tarefa no que tange ao controle de turma e dos estudantes. Ao final, prevaleceram preocupações consigo de insegurança e ansiedade, além de preocupações com a tarefa em termos de planejamento das aulas. Observou-se que as preocupações consigo diminuíram ao longo da participação no projeto, dando maior espaço às preocupações com a tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-08-20
Como Citar
1.
Souza GC de, Martins AC, Araldi FM, Duek VP, Farias G de O, Folle A. Preocupações relacionadas à docência: percepções de bolsistas de iniciação à docência em educação física. JPhysEduc [Internet]. 20º de agosto de 2024 [citado 13º de novembro de 2025];35(1):e-3552. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/72816
Seção
Artigos Originais