Preocupações relacionadas à docência: percepções de bolsistas de iniciação à docência em educação física
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar as preocupações de bolsistas de iniciação à docência em Educação Física participantes de edição realizada durante o isolamento social da Covid-19. Participaram da investigação oito bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do subprojeto Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A coleta e a análise das informações ocorreram por meio da Técnica de Investigação Qualitativa - Entrevista, Transcrição, Categorização e Interpretação. Os resultados revelaram que as preocupações com a tarefa e consigo se apresentaram mais evidentes entre os bolsistas, tanto no início quanto no final da participação no programa. No início, os bolsistas se preocupavam com questões relacionadas à comunicação, ao receio de fracassar, à experiência no ensino remoto e às mudanças na Educação advindas da pandemia, além de se preocuparem com a tarefa no que tange ao controle de turma e dos estudantes. Ao final, prevaleceram preocupações consigo de insegurança e ansiedade, além de preocupações com a tarefa em termos de planejamento das aulas. Observou-se que as preocupações consigo diminuíram ao longo da participação no projeto, dando maior espaço às preocupações com a tarefa.
Downloads
Copyright (c) 2024 Souza et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Funding data
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Grant numbers 001






_1502.jpg)









