Capacitando professores de educação física na era digital: um estudo pré-pós-teste do módulo EduTechPJ
Resumo
A integração da tecnologia digital na educação é essencial para melhorar a eficácia do ensino e os resultados da aprendizagem. Contudo, os professores de Educação Física (PETs) muitas vezes lutam para incorporar essas tecnologias em suas estratégias de ensino e responsabilidades profissionais. Este estudo investiga a eficácia do módulo EduTechPJTM, concebido para melhorar as competências digitais dos PETs do ensino secundário. Participaram da formação 38 PETs, que visa dotá-los das competências necessárias para integrar a tecnologia digital nas suas práticas pedagógicas e administrativas. Utilizando um modelo pré-teste-pós-teste, as competências digitais foram avaliadas antes e depois da formação. Baseado na Teoria do Conectivismo, na Teoria da Competência Boyatzis e no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), o módulo adota uma abordagem holística para o desenvolvimento de competências digitais. Os resultados mostraram uma melhoria significativa nas pontuações de competência digital, com médias aumentando de 73.1% no pré-teste para 92.7% no pós-teste (p < 0.05). Esta melhoria indica a eficácia do módulo no aprimoramento das competências digitais dos professores, que abrangem a integração da tecnologia nas funções docentes e administrativas. As conclusões destacam a necessidade de desenvolvimento profissional contínuo centrado na integração da tecnologia digital e no potencial de módulos personalizados como o EduTechPJTM para colmatar a lacuna de competências digitais entre educadores, particularmente em Educação Física. Esta investigação contribui para o crescente corpo de literatura sobre competência digital na educação e fornece uma estrutura para futuras iniciativas de formação.
Downloads
Copyright (c) 2025 Rahman et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









