Eficácia da aprendizagem integrada na promoção do desenvolvimento holístico dos alunos do ensino básico: revisão sistemática e meta-análise
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar estratégias de implementação e avaliar sua eficácia para melhorar a participação estudantil e a aquisição de habilidades. Foram selecionados cinco estudos por meio de uma revisão sistemática da literatura e de uma meta-análise a partir das bases de dados Scopus e Web of Science, aplicando critérios de inclusão rigorosos. Esses estudos empregaram diferentes abordagens de aprendizagem integradora na Educação Física (EF), incluindo programas de atividade física (AF) integrados ao currículo, aprendizagem baseada em jogos e programas estruturados de alfabetização física. O tamanho de efeito agregado favoreceu os grupos experimentais, indicando uma diferença média padronizada (DMP) de 0,91 (IC 95%: -0,45 a 2,28; p = 0,19). Contudo, a análise revelou um alto nível de heterogeneidade (I² = 99%), o que indica que variações nas características da população, na fidelidade da implementação e no tipo de intervenção influenciam substancialmente os resultados. A generalização dos achados é limitada pelo número reduzido de estudos e pela variabilidade considerável, embora a maioria das intervenções tenha mostrado tendências positivas. Esta revisão enfatiza que a aprendizagem integradora em EF tem o potencial de melhorar o engajamento físico, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento psicossocial no ensino fundamental. No entanto, são necessárias pesquisas adicionais. Investigações futuras devem avaliar a sustentabilidade e a viabilidade em longo prazo da aprendizagem integradora em EF em diferentes contextos educacionais, investigar moderadores como o contexto cultural, a duração do programa e a diversidade do alunado, além de adotar desenhos padronizados.
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