Diversificação de conteúdos na educação física escolar: estratégias utilizadas pelos professores do ensino fundamental
Resumo
A Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório no contexto escolar, possui diversos conteúdos que necessitam ser contemplados nos planejamentos dos professores. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar as estratégias utilizadas pelos professores do ensino fundamental para proporcionar a diversificação de conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar. Foram entrevistados sete professores de Educação Física que mais diversificam os conteúdos na Rede Municipal de Ensino de São José/SC. Utilizou-se a análise de conteúdo nos dados das entrevistas semiestruturadas, complementada pela análise documental dos planejamentos de ensino. Os resultados revelaram que os professores adotam diferentes estratégias para diversificar os conteúdos, utilizam recursos tecnológicos e realizam adaptações de materiais e espaços. Além de estimularem relações de confiança com os estudantes e conexão com a comunidade, fomentam a interdisciplinaridade e o protagonismo dos estudantes nas aulas. Conclui-se que há diversas estratégias que os professores utilizam para proporcionar tempo e espaço aos mais distintos conteúdos, garantindo o direito de acesso dos estudantes a essas experiências.
Downloads
Copyright (c) 2025 Silva et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.