Eficácia dos programas personalizados de educação física nos resultados de aptidão física de estudantes universitárias

  • Dao Chanh Thuc Universidade de An Giang (AGU), província de An Giang, Vietnã / Universidade Nacional do Vietnã – Cidade de Ho Chi Minh (VNU-HCM), Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. https://orcid.org/0000-0002-2822-049X
Palavras-chave: aprimoramento físico, adaptação individual ao treinamento, avaliação física, capacidade aeróbica e anaeróbica, resultados de saúde infantil

Resumo

Introdução: Este estudo avalia um programa personalizado de Educação Física (EF) na Universidade de An Giang (AGU) - Vietnã, projetado para aprimorar as principais qualidades de aptidão física em alunas do primeiro ano. Métodos tradicionais de EF frequentemente desconsideram características individuais, limitando o desenvolvimento físico dos estudantes. O programa personalizado teve como objetivo abordar essas necessidades individuais, promovendo melhorias físicas direcionadas.  Materiais e Métodos: Uma amostra de 300 alunas do primeiro ano foi dividida em grupos experimental (n=150) e controle (n=150). O grupo experimental seguiu um currículo de EF personalizado focado em suas principais características de aptidão, enquanto o grupo controle recebeu treinamento tradicional de EF. Avaliações físicas, incluindo força de preensão manual, teste de abdominais, salto em distância, corrida de velocidade, corrida de vaivém, resistência e flexibilidade, foram realizadas no início, no meio e no final do ano. Análises estatísticas foram realizadas para medir os avanços na aptidão física entre os grupos. Resultados: Após a intervenção, o grupo experimental apresentou melhorias significativas em todos os domínios de aptidão física em comparação ao grupo controle, notadamente na força de preensão manual (27,36%), repetições de abdominais (42,68%), salto em distância (19,13%) e flexibilidade (19,40%). Esses resultados confirmam a eficácia do programa em aprimorar tanto as capacidades aeróbicas quanto anaeróbicas.  Conclusão: Os resultados indicam que programas personalizados de EF, adaptados às forças individuais de aptidão física, são eficazes na melhoria do desempenho físico e do engajamento em atividades físicas. As instituições devem considerar a implementação de modelos de EF personalizados para otimizar os resultados de saúde e motivação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2025-08-12
Como Citar
1.
Thuc DC. Eficácia dos programas personalizados de educação física nos resultados de aptidão física de estudantes universitárias. JPhysEduc [Internet]. 12º de agosto de 2025 [citado 5º de setembro de 2025];36(1):e-3645. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/75554
Seção
Artigos Originais