Conectando teoria e prática: o poder do conhecimento do conteúdo e da pedagogia não linear na aquisição de habilidades

Palavras-chave: pedagogia linear, conhecimento de conteúdo especializado, conhecimento de conhecimento pedagógico, tênis de mesa, forehand

Resumo

Apesar dos efeitos conhecidos das pedagogias lineares (LP) e não lineares (NLP) no desempenho esportivo, o papel do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) dentro dessas abordagens permanece pouco explorado. Este estudo examina como os workshops de conhecimento do conteúdo (CK) influenciam o PCK dos professores e impactam o desempenho do forehand do tênis de mesa dos alunos sob duas metodologias de treinamento: linear (CK-LP) e não linear (CK-NLP). Cinquenta e quatro alunos de educação física (Mage = 21,78, DP = 2,03) foram designados para três grupos: controle (G1), LP (G2) e NLP (G3). Cada um recebeu 10 dias de treinamento de forehand do tênis de mesa. O G1 foi treinado antes do workshop CK-LP, enquanto o G2 foi treinado depois. O professor então compareceu ao workshop CK-NLP antes de treinar o G3. O PCK do professor foi avaliado com base na comunicação verbal, demonstração e adequação do treinamento, enquanto o desempenho do aluno foi medido usando um teste de precisão padronizado. Os resultados indicaram que os workshops de CK reduziram as intervenções do professor (G1 > G2 > G3), especialmente instruções verbais e feedback. O desempenho do aluno melhorou significativamente, com maiores ganhos em G2 e G3. Este estudo valida a eficácia dos workshops de CK em aprimorar as estratégias de ensino e a aquisição de habilidades do aluno. No entanto, o tipo de treinamento fornecido influencia a extensão dessas melhorias (G3>G2). Pesquisas futuras devem explorar efeitos de longo prazo e avaliações de habilidades mais amplas em condições de jogo real.

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Publicado
2025-10-29
Como Citar
1.
Orangi BM, Nazari S, Alighardashi M, O’Brien-Smith J. Conectando teoria e prática: o poder do conhecimento do conteúdo e da pedagogia não linear na aquisição de habilidades. JPhysEduc [Internet]. 29º de outubro de 2025 [citado 4º de novembro de 2025];36(1):e-3656. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/75989
Seção
Artigos Originais