<b>Fatores e pressões sociais inerentes à constituição de uma figuração de torcedores durante o “match do século” Em 1972 – algumas notas e digressões sociológicas</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.8815

  • Juliano de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Renato Cavichiolli Universidade Federal do Paraná
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Xadrez. “Match do Século”, Torcedores, Sociologia, Esporte.

Resumo

Nosso objetivo, no presente artigo, consistiu em identificar e problematizar sociologicamente alguns dos possíveis fatores e pressões sociais inerentes à constituição da figuração social de torcedores da cidade de Reykjavik, capital da Islândia, para acompanhar objetivamente a final do campeonato mundial de xadrez de 1972, a qual foi protagonizada pelo enxadrista soviético Boris Spassky e pelo enxadrista norte-americano Robert James Fischer, em pleno contexto da Guerra Fria. Para subsidiar a discussão aqui fomentada, buscamos, primeiramente, resgatar algumas imagens de espectadores durante o “match do século” e, em seguida, realizar uma leitura sociológica do cenário social nelas retratado, à luz de algumas contribuições teóricas de autores consagrados da sociologia que reservaram um espaço significativo para a discussão do fenômeno esportivo em suas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliano de Souza, Universidade Federal do Paraná
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná; Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS); Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE).
Fernando Renato Cavichiolli, Universidade Federal do Paraná
Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná; Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS); Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE).
Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná
Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná; Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS); Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE).
Publicado
2011-04-02
Como Citar
1.
Souza J de, Cavichiolli FR, Marchi Júnior W. <b>Fatores e pressões sociais inerentes à constituição de uma figuração de torcedores durante o “match do século” Em 1972 – algumas notas e digressões sociológicas</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.8815. JPhysEduc [Internet]. 2º de abril de 2011 [citado 14º de setembro de 2025];22(1):75-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8815
Seção
Artigos Originais